Perspectives et défis de la relation pédagogique en formation à distance Résumé du mémoire de maîtrise de Monette (2022)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Julie Monette
France Gravelle

Resumo

Esta nota de leitura sintetiza os principais resultados de uma tese de mestrado sobre a relação pedagógica no ensino à distância (EAD). Os resultados desta investigação mostram que, embora mais de metade dos professores (n=73) considere que a relação é satisfatória num contexto de ensino à distância, a maioria considera que a distância tem um impacto negativo nesta dinâmica. Confrontados com os desafios da distância física ou das limitações técnicas, os professores utilizam várias estratégias inovadoras para promover um clima de sala de aula positivo, uma maior presença e uma qualidade relacional óptima. Os resultados desta investigação levantam questões éticas sobre o ensino à distância, salientando a importância de ajustar as práticas educativas, preservando a qualidade da relação pedagógica.


Palavras-chave: ensino à distância, ensino superior, clima de sala de aula, presença, qualidade relacional, estratégias pedagógicas digitais

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Monette, J., & Gravelle, F. (2024). Perspectives et défis de la relation pédagogique en formation à distance Résumé du mémoire de maîtrise de Monette (2022). Médiations Et médiatisations, (17), 115–119. https://doi.org/10.52358/mm.vi17.405
Secção
Notas de leitura

Referências

Blandin, B. (2004). La relation pédagogique à distance: que nous apprend Goffman? Distances et savoirs, 2(2), 357-381. DOI: https://doi.org/10.3166/ds.2.357-381

Conseil supérieur de l’éducation. (2020). Éduquer au numérique : rapports sur l’état et les besoins de l’éducation 2018 2020. Gouvernement du Québec. https://www.cse.gouv.qc.ca/wp-content/uploads/2020/11/50-0534-RF-eduquer-au-numerique.pdf

Cosmopoulos, A. (1999). La relation pédagogique, condition nécessaire de toute efficacité éducative. Revue française de pédagogie, 97-106. DOI: https://doi.org/10.3406/rfp.1999.1078

Kozanitis, A. (2015). La relation pédagogique au collégial. Une alliée vitale pour la création d’un climat de classe propice à la motivation et à l’apprentissage. Pédagogie collégiale, 28(4), 4-9. https://eduq.info/xmlui/bitstream/handle/11515/37481/Kozanitis-28-4-2015.pdf

Maurin, J. C. (2004). Les enjeux psychologiques de la mise à distance en formation. Distances et savoirs, 2(2), 183-204. DOI: https://doi.org/10.3166/ds.2.183-204

Monette. (2022). La création d’une relation pédagogique en contexte de mise à distance de la formation : stratégies pédagogiques et numériques. [Mémoire de maîtrise, Université du Québec à Montréal]. Archipel. https://archipel.uqam.ca/16709/

Page, V. (2015). Établir une relation pédagogique à distance... Est-ce possible? Pédagogie collégiale, 28(4). https://eduq.info/xmlui/handle/11515/37462

Postic, M. (2001). La relation éducative. Presses universitaires de France. DOI: https://doi.org/10.3917/puf.post.2001.01