Políticas de gestión, gobernanza e inteligencia artificial en la educación y la enseñanza superior

Contenido principal del artículo

Valéry Psyché
Martin Maltais
Frédérick Bruneault

Resumen

A inteligência artificial (IA) está transformando profundamente os setores de educação e ensino superior. Este editorial explora como os sistemas educacionais estão integrando a IA em sua governança, gestão e política. Ele analisa as questões éticas envolvidas, os desafios da personalização do aprendizado e os riscos associados ao viés algorítmico. Os artigos desta edição refletem sobre o impacto da IA no desenvolvimento profissional dos professores, na governança escolar orientada por dados e nas percepções e usos de tecnologias como o ChatGPT e os chatbots na educação.

Detalles del artículo

Cómo citar
Psyché, V., Maltais, M., & Bruneault, F. (2024). Políticas de gestión, gobernanza e inteligencia artificial en la educación y la enseñanza superior. Mediaciones Y Mediatizaciones, (18). https://doi.org/10.52358/mm.vi18.440
Sección
Editorial

Citas

Calderon, A.G. (2018). Massification of higher education revisited. https://www.researchgate.net/publication/331521091_massification_of_higher_education_revisited

Dilhac, M. A. (dir.). (2018). Déclaration de Montréal pour un développement responsable de l’intelligence artificielle. Université de Montréal. https://www.declarationmontreal-iaresponsable.com/la-declaration

Gouvernement du Canada. (2022, 20 juillet) Stratégie pancanadienne en matière d'intelligence artificielle. Innovation, Sciences et Développement économique Canada. https://ised-isde.canada.ca/site/strategie-ia/fr

Lomazzi, L., Lavoie-Moore, M., Gélinas, J. et Hébert, G. (2019). Financer l’intelligence artificielle, quelles retombées économiques et sociales pour le Québec? Institut de recherche et d'informations socio-économiques. https://tinyurl.com/y5m65b5m

Maltais, M. (2022). Réintégrer l’enseignement au cœur de la crise sanitaire: quel plaisir! Savoirs et environnements numériques: Innovations, mutations et consolidations dans les échanges universitaires, 135.

Ministère des Finances. 2017. « Budget du Canada 2017 - Bâtir une classe moyenne forte ». Ottawa: Gouvernement du Canada. https://www.budget.canada.ca/2017/docs/plan/budget-2017-fr.pdf

Ministère des Finances. 2021. « Budget du Canada 2021 - Une relance axée sur les emplois, la croissance et la résilience ». Ottawa: Gouvernement du Canada. https://www.budget.canada.ca/2021/pdf/budget-2021-fr.pdf

Organisation de coopération et de développement économiques. (2019). Les grandes mutations qui transforment l'éducation. https://doi.org/10.1787/trends_edu-2019-fr DOI: https://doi.org/10.1787/trends_edu-2019-fr

Psyché V. et Ruer P. (2019). L’apprentissage adaptatif intelligent. Le Tableau, 8(4). https://pedagogie.uquebec.ca/le-tableau/lapprentissage-adaptatif-intelligent

Stark, L. et Pylyshyn, Z. (2024). Intelligence artificielle (IA) au Canada. Dans l'Encyclopédie Canadienne. Repéré à https://www.thecanadianencyclopedia.ca/fr/article/intelligence-artificielle

Tremblay, D.-G., Psyché, V. et Yagoubi, A. (2023). La mise en oeuvre de l’IA dans les organisations est-elle compatible avec une société éthique ? Ad machina, (7), 166–187. https://doi.org/10.1522/radm.no7.1663 DOI: https://doi.org/10.1522/radm.no7.1663

Zawacki-Richter, O., Marín, V.I., Bond, M. et al. (2019). Systematic review of research on artificial intelligence applications in higher education – where are the educators? International Journal of Educational Technology in Higher Education, 16(39). https://doi.org/10.1186/s41239-019-0171-0 DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-019-0171-0